Olá, Visitante
Instituto Somos Pais - Instituto de Educação Integrativa - Família, Educação & Espiritualidade
por Jéssica Costa
BLOG

Como ensinar limites




Por Jéssica Costa Postado em 31/03/2016 Atualizado em 31/03/2016



Ensinar limites não é fácil e nem há regras para embasar as famílias, pois cada mamãe e papai tem seus valores e cada casa tem sua dinâmica. Mas o que seria ensinar limites? Qual a idade para ensinar? Como ensinar? São inúmeras as perguntas sobre o tema e não existe uma resposta absoluta que irá ajudar a todos os pais. O importante para ensinar limites aos filhos é ter a consciência do seu eu interior.

 

Como assim?

Papai e mamãe precisam aprender a se conectarem com eles mesmos e com isso encontrar o equilíbrio entre eles, perceber valores e crenças de cada um, pois só a consciência do seu eu fornece inteligência emocional para repassar conhecimento, principalmente, valores de vida.

 

Então se pergunte:

O que é mais importante na vida para você? O que não abrem mão em circunstância alguma de ensinar o filho? Quais os valores quer que seu filho tenha? Quando se encontrar dentro de si e perceber quais ensinamentos quer passar, ensinar limites se torna consequência. Quando começar? É fluxo natural. Como? Reforçando a cada dia seus valores e princípios.

 

Já sei. Pode está se perguntando: mas como ensinar limites mesmo ao meu filho? Bom, independente do que acredita ser limite (fazer refeições, banho e dormir no horário, não colocar dedo na tomada, não bagunçar a casa, não cuspir, não gritar, não tocar na louça de vidro na estante, etc). Esse ensinamento irá acontecer com constância das suas ações, paciência e persistência. E, claro, com seu exemplo.

 

Sabedoria e paz 

 

Jéssica Costa 🙋



limites paciência  persistência valores princípios 



Comentários


Porque todo amor do mundo cabe aqui dentro