Olá, Visitante
Instituto Somos Pais - Instituto de Educação Integrativa - Família, Educação & Espiritualidade
por Jéssica Costa
BLOG

Birras


O que fazer?



Por J.Costa Postado em 12/09/2017 Atualizado em 12/09/2017



Birra é um comportamento da fase rotulada como "terrible two". Acontece com todos, em qualquer família e em qualquer lugar do planeta, sempre teremos crianças chorando,  questionando e reclamando.

 

O que realmente me surpreende ao atender famílias com essa queixa,  é ver nos pais o desespero em não saber lidar com a situação. Isso demonstra claramente o quanto estamos despreparados para a maternidade e paternidade. E podem se perguntar "e tem como se preparar para ter filho?" Naturalmente, o maior aprendizado vem na construção diária, nas pequenas situações, nos olhares, gestos, dificuldades, desafios, alegrias, tristezas, e muito mais. Mas, vale lembrar que filho não é uma brincadeira nem uma tentativa de salvar um casamento, é a essência da vida em forma de filho, uma dadiva de Deus, um tesouro emprestado a um pai e uma mãe. O que requer total entrega e sabedoria na formação de um ser humano. Então, a primeira coisa a fazer quando se quer ter filho é refletir sobre o que é ter filho: o significado, a importância e consequências.

 

Quando entendemos o significado, de forma também natural, percebemos que é preciso uma reforma íntima. Claro, que uma reforma (mudança) que não nunca acaba. Mas se iniciamos antes da maternidade e paternidade, a chegada do filho estará em um ambiente propicio de amor e respeito. Nos falta inteligência emocional e espiritual para lidar com birras e muitas outras questões que os filhos nos convidam. E não há mais tempo para justificar com a forma como fomos criados. Se queremos a mudança, precisamos de uma vez por todas, parar de olhar para o passado e focar no presente e no futuro. Reconhecer nossos defeitos e correr para melhorar. Afinal, o tempo urge e as crianças estão crescendo cada vez mais filhos de pais ausentes. Vamos nos observar e nos perguntar "porque isso me abala?"

A resposta de como lidar com o filho em plena crise de birra está na resposta da pergunta acima. Não pergunte ao filho "o que fazer?" ou "o que você quer". Pergunte a você mesmo "o que me falta para te entender?" Essa resposta é a sua libertação.

Com amor, Jéssica.

 

Participe do nosso grupo de mães do WhatsApp, um grupo de apoio, acolhimento e orientações (71) 9 9173.1446.



Birras  Terrible two  infância   



Comentários


Porque todo amor do mundo cabe aqui dentro