Olá, Visitante
Instituto Somos Pais - Instituto de Educação Integrativa - Família, Educação & Espiritualidade
por Jéssica Costa
BLOG

Porque é difícil educar nossos filhos?




Por Jéssica Costa Postado em 08/04/2017 Atualizado em 08/04/2017



PORQUE É DIFICIL EDUCAR NOSSOS FILHOS?

A dificuldade acontece porque existe o convívio entre pessoas, e naturalmente significa tentar unir mundos diferentes.  Cada um tem sua bagagem de vida, suas crenças, valores, perspectivas, noção do certo e errado, conceitos e preconceitos, sonhos, desejos e anseios, medos, incertezas, defeitos e qualidades. De maneira analógica, é unir dois mundos distintos em busca de um equilíbrio para se viver. E esse é o grande desafio do ser humano, encontrar esse equilíbrio.

E essas diferenças são retratadas no processo da educação dos filhos. Há um mundo materno e um paterno que precisam se correlacionar, fazer uma espécie de simbiose e encontrar o terceiro mundo o qual criarão os filhos.

Um erro muito comum que também dificulta a educação é querer transformar os filhos a sua semelhança. É querer que os filhos vivam as mesmas coisas e façam as mesmas escolhas, pois acredita-se ser a certeza de um futuro melhor. A grande questão é que ninguém pode traçar a vida do outro, por melhor que seja a intenção. O caminho é algo pessoal e sua construção diária.

A educação dos filhos é um processo da construção da identidade pessoal. É a grande oportunidade de aprender diariamente QUEM realmente somos. Os filhos trazem a mensagem de crescimento espiritual, o que significa perceber quem somos e o que queremos nessa vida. É encontrar o sentido do SER e não o TER. Muitas são as situações que fazem com que os pais entrem em confrontos com eles mesmos, ou seja, com seus valores e crenças. E por isso, a dificuldade da educação. É preciso saber quem eu sou para construir a identidade do outro, mesmo que esse outro sejam os filhos.

 

É um caminho desafiador e é fundamental compreender que a educação dos filhos é uma construção diária, e para essa construção ocorrer os pais necessitam entender seu papel enquanto ser humano. Educar significa olhar para fora, no entanto, é impossível olhar para fora sem que olhemos para dentro.



educação  família  disciplina positiva  educar 



Comentários


Porque todo amor do mundo cabe aqui dentro